O que é análise de energia?

A análise de energia é um trabalho que envolve inúmeros detalhes e uma grande quantidade de dados, em outras palavras, análise de energia é uma investigação profunda de cruzamento de dados de uma instalação que pode ou não conter problemas elétricos.

O primeiro passo para uma boa análise de energia é determinar o objetivo ou motivação para a análise de energia. Ela pode acontecer com o objetivo de apontar parâmetros elétricos, como um exame de check up anual do coração ou de sangue, mas também pode ser necessária para entender o motivo da queima de um equipamento, ou a razão pela qual máquinas desligam constantemente sem razão aparente ou para corrigir proteções como fusíveis por exemplo.

Os resultados da análise de energia são resumidos em um laudo técnico, neste laudo deve-se sempre constar o objetivo que a análise de energia se propôs, uma sessão contendo os principais resultados e por fim uma sessão de conclusão que ateste a qualidade de energia observada na análise de energia.

É comum que as conclusões dos laudos técnicos de análise de energia sugiram uma série de recomendações ou condutas corretivas com o intuito de corrigir ou mitigar algum problema detectado na instalação, importante dizer que o custo destas ações podem variar bastante, pois estão diretamente ligadas ao tipo de problema que a análise de energia detectou.

De forma geral a análise de energia é um trabalho importante e necessário para empresas sérias que se preocupam com a qualidade de funcionamento e vida útil de seus equipamentos. Os parâmetros encontrados em uma análise de energia como desequilíbrio de tensão, afundamentos de tensão, harmônicas, fator de potência, consumo e etc, podem direcionar ações de prevenção, crescimento e correção e por esse motivo deve ser feita dentro de certa periodicidade.

Possui mais dúvidas sobre análise de energia?

Entre em contato conosco e entenda mais sobre análise de energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *